Câmara Municipal de Barrolândia conquista Selo Diamante em Transparência Pública com classificação máxima

por adm publicado 16/11/2023 16h54, última modificação 16/11/2023 16h54
Reconhecimento nacional atesta compromisso da Casa de Leis com a transparência e destaques a excelência na gestão administrativa

A Câmara Municipal de Barrolândia alcançou um feito notável ao receber, na manhã desta segunda-feira, 13/11, uma classificação máxima de 100% nos critérios de transparência pública estabelecidos pela Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil ( ATRICON). O reconhecimento resultou na concessão do prestigioso Selo Diamante em Transparência Pública, durante o Seminário "Transparência em Foco: Controle e Participação Social", realizado no Tribunal de Contas da União em Brasília-DF.

Em 2022, a Casa de Leis já havia conquistado o Selo Diamante, mas com a pontuação de 96,41. Este ano, a dedicação e o compromisso da equipe de gestão elevaram a pontuação para a marca perfeita de 100%, evidenciando o constante aprimoramento no âmbito da transparência e gestão administrativa.

O Vereador Presidente da Câmara Municipal, Marcos Nery, expressou sua satisfação com o resultado e creditou o sucesso à dedicada equipe de gestão. "Esse reconhecimento é o resultado do esforço conjunto e comprometido de todos os envolvidos na administração da Casa de Leis. Quero expressar minha gratidão aos servidores e, em especial, ao Assessor de Transparência Pública, Marcelo Santana, cuja contribuição foi fundamental para alcançarmos esse resultado expressivo", afirmou Nery.

O Selo Diamante de Transparência Pública, parte do Programa Nacional de Transparência Pública, destaca a excelência em ações externas para a ampliação da transparência em órgãos públicos. O programa promove o Levantamento Nacional de Transparência Pública, o Radar da Transparência Pública Nacional e institucionaliza o Mês da Transparência Pública Nacional.

A conquista da Câmara Municipal de Barrolândia é destaque no cenário estadual, onde 57 órgãos públicos do Tocantins foram agraciados com o Selo Diamante em 2023. Esse número inclui 29 do Poder Executivo, 27 do Legislativo e o Tribunal de Todas as Contas do Tocantins, alcançando percentuais notáveis entre 95% e 100% de atendimento aos critérios de transparência, consolidando o compromisso do estado com a transparência e boa governança.